BLOCO DO TARJA PRETA PARATY
M A N I F E S T O
Todos sofremos de uma paixão desenfreada pelo Carnaval. Aquela paixão incurável, que por mais que nos dediquemos a ele e que nos entreguemos de corpo e alma nos barracões das escolas de samba e nos intermináveis ensaios de bateria, mestres-salas e porta-bandeiras, ficamos insatisfeitos. Por mais que tentemos estar prese
ntes em todos os ensaios de todas as escolas, nas apresentações de todos os blocos carnavalescos, nas festividades de todos os botecos da cidade, o que com certeza não conseguiremos, a tentativa será feita com toda a fé, com toda a crença de que um dia conseguiremos. Então, quem sabe, saciaremos nossa sede de folia, cultivada em cada dia do ano, mesmo antes da escolha dos enredos do próximo carnaval? Imbuídos deste clima de fanatismo exacerbado é que criamos o “Tarja Preta Paraty”, bloco carnavalesco que estréia neste carnaval 2011 em Paraty, com toda a tranqüilidade que nos dá o uso de um ansiolítico ou de um calmante bem administrado e usado com moderação. Pensamos que só assim conseguiremos sobreviver a esse fanatismo doentio pelo carnaval, a esse desejo palpitante de estar permanentemente em estado de folia pelo qual, se preciso fosse, instalaríamos nossa cama, nosso mais íntimo recanto, no meio de uma grande bateria permanente. Portanto, que fique claro, o “Tarja Preta Paraty” não é composto de obsessivos de carteirinha ou de hipocondríacos de plantão. Nossos componentes são, por excelência, grandes apaixonados pela folia, que fatigados pela nossa luta incessante em participar de todos os eventos do Momo, não têm alternativa senão usar um “tarja” de quando em vez, não com a sofreguidão de um dependente, mas com a necessária consciência e desprendimento em prol de nossa independência psíquica abalada, arrasada, por nossa luta inglória. Então meus caros e queridos foliões, que este seja apenas o primeiro de muitos carnavais, nos quais estaremos juntos com o mesmo fim. Não deixemos esmorecer nosso propósito de participar, mesmo da pequena e bissexta batucada que acontece no mais distante confim deste nosso Paraty e do mais distante pagode que acontece na cidade mais inóspita desse nosso grande Brasil!