Quem Somos
O Círculo Operário Pelotense foi fundado em 15 de março de 1932 como concretização de um movimento gestado pela Igreja Católica da cidade, visando organizar e auxiliar os operários. Com isso, dois eixos eram primordiais: assistência social e formação de lideranças. A historia do COP inicia antes de sua fundação. A organização surgiu a partir de 1930 por iniciativa do Padre Jesuíta Leopoldo Brentano, reunindo representantes do Colégio Gonzaga , o COP teve como embrião uma escola para adultos que funcionava na própria congregação. Após essa experiência, Brentano realizou diversas sessões de estudo para criar uma entidade operaria de inspiração católica, que redundasse em uma organização forte, objetivando promover a formação de lideres operários segundo a doutrina social da Igreja. Nesses estudos, Pe. Brentano tomou ciência principalmente das encíclicas sociais "Rerum Novarum" e "Quadragésimo Anno" das idéias de Alceu Amoroso Lima, da organização da Legião Cearense do trabalho, Cooperativa dos Ferroviários de Santa Maria, além do corporativismo. Desses estudos surgiu não só o modelo do Círculo Operário Pelotense - COP, como também de todo o movimento circulista, com suas propostas, organização e métodos. Após apresentar tais idéias à cúpula da Igreja da cidade (inicio de 1932), foi convocada uma reunião com os trabalhadores (oito de janeiro), na qual ficou definida a fundação desta entidade para 15 de março. Hoje, passadas oito décadas de sua fundação, o Círculo Operário Pelotense, é uma associação civil, benemerente, de caráter assistencial, social e cultural, de fins não econômicos, com número ilimitado de associados, de tempo de duração indeterminado. Constitui um movimento da doutrina social cristã com a finalidade de promoção integral dos cidadãos no exercício efetivo “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, dedica-se ao objetivo prioritário da Promoção da pessoa humana mediante formação social e de liderança. Como objetivo secundário, promove atividades e serviços de interesse da pessoa humana, dentro do espírito solidário e mutualista, integrado no plano de ação circulista Estadual.