Academia Ouro-finense de Letras e Artes

Academia Ouro-finense de Letras e Artes A Academia não é apenas de "ordem intelectual e, sim de ordem cordial, como um círculo de bons amigos."

29/03/2026

AS PORTAS SE ABREM
A AOLA abriu suas portas. As luzes se acenderam para a entrada de dois novos membros honorários: Clara Favilla, mulher de pena leve, que soube conquistar horizontes para além das fronteiras de Ouro Fino; e Ulisses Abreu, um mero cronista, com pouco a oferecer, senão um embornal de crônicas e “historietas” que retratam a vida cotidiana de Ouro Fino e de outras paragens.
Sinto-me agraciado por passar a integrar o seleto meio das artes e da cultura de nossa terra. É como voltar à casa paterna, para me enfileirar ao lado de Orley Zerbinatti, com quem desfrutei uma juventude saudável. Participamos juntos de um clube de leitura, que fundamos com outros jovens da época: Álvaro Apocalipse, Marçal Etiene, Fernando Rossi, Wilson Almeida e tantos outros, todos marcados pela influência da saudosa professora de Português, Dona Paulita Miranda.
Certamente estarei também ao lado de meu amigo de longa data, Ivan Almeida; do grande intelectual Plínio Miranda, com quem tive a honra de conviver no curso ginasial e no Colégio Marista de Pouso Alegre, nos longínquos anos de 1956; e desfrutarei, ainda, do convívio com o presidente da Casa, Sr. Ícaro Alba, e com todos os ilustres acadêmicos que compõem a AOLA.
Mesmo com bagagem modesta, procurarei oferecer minha contribuição, somando esforços para ampliar e preservar a vasta história das importantes personalidades da vida pública, cultural e literária de Ouro Fino.
E, afinal, já levo comigo algo pronto: a disposição sincera de servir à memória de nossa terra.
Ulisses Abreu
28/03/2026

11/03/2026

A Academia Ouro-Finense de Letras e Artes (AOLA) realizou, no dia 25 de fevereiro de 2026, a solenidade festiva de posse de sua nova diretoria. Em seu discurso inaugural, o presidente eleito, Ícaro Alba, reafirmou a missão institucional da Academia como um baluarte da identidade local.
Durante a cerimônia, Ícaro definiu a AOLA como um "farol para a cultura ouro-finense", destacando o papel fundamental da entidade na preservação da memória e na valorização das riquezas culturais do município. A nova gestão assume com o compromisso de zelar pelo patrimônio intelectual e artístico da região, promovendo o diálogo entre a tradição e as novas manifestações literárias.

07/03/2026

Posse da nova diretoria da AOLA

Que bela homenagem a uma figura tão fundamental para a cultura de Ouro Fino!
Ursulina Pitaguary, a eterna Dona Sula, é de fato um pilar da história local. Sua composição "Pensativa" transcendeu o status de simples canção para se tornar um verdadeiro patrimônio afetivo da cidade, sendo frequentemente executada em serenatas e eventos solenes como um símbolo de identidade Ouro-finense.
Além de sua contribuição musical, seu legado como educadora moldou o caráter e o apreço artístico de inúmeros cidadãos.

Academia Ouro-Finense de Letras e Artes 25 de fevereiro 2026

AOLA – A FESTA DA CULTURANa noite do dia 25 deste mês ocorreu um dos maiores eventos das letras e da cultura de nossa ci...
26/02/2026

AOLA – A FESTA DA CULTURA

Na noite do dia 25 deste mês ocorreu um dos maiores eventos das letras e da cultura de nossa cidade: a posse da nova diretoria da Academia Ourofinense de Letras e Artes (AOLA), hoje formalmente denominada Academia Ourofinense de Letras e Artes.
Depois de uma bela e histórica campanha realizada por um grupo de Acadêmicos — que souberam, com sensibilidade, servir-se de textos do grande escritor Guimarães Rosa para veicular suas ideias e propósitos — consolidou-se o exitoso movimento que alçou à Presidência da Academia o Sr. Ícaro Alba; à Vice-Presidência, o Sr. José Carlos de Paula; à Secretaria, Luciano Fuzari; e à Tesouraria, a Sra. Dalila Lasmar.
Certamente a AOLA, liderada por esse novo grupo de Acadêmicos, continuará a mostrar a Ouro Fino a importância que representam as Letras e as Artes em nossa região sul-mineira. A cultura não é adorno; é fundamento. É ela que preserva a memória, inspira gerações e sustenta a identidade de um povo.
A festa de posse, por sua grandiosidade, revelou mais que solenidade: evidenciou entusiasmo, união e a dinâmica que será imprimida à Academia no biênio 2026/2027, mormente tendo à frente o Sr. Ícaro Alba, um dos maiores nomes das letras e das artes de Ouro Fino.
Permita-me aqui uma simbologia inevitável. O nome Ícaro nos remete ao lendário Ícaro, personagem que ousou voar em direção ao sol. Que o nosso Presidente também voe — mas com asas firmadas na prudência, na experiência e na responsabilidade cultural. Que seu voo não seja de imprudência mítica, mas de visão elevada; não de arroubo, mas de construção. Que saiba subir o suficiente para ampliar horizontes e, ao mesmo tempo, manter os pés fincados na realidade e nas tradições de nossa terra.
Aos empossados, nossas mais sinceras felicitações. Que cada cadeira ocupada seja instrumento de trabalho, inspiração e compromisso. Que os próximos dois anos sejam marcados por produção literária fecunda, incentivo aos jovens talentos, valorização dos artistas locais e fortalecimento institucional.
Que a AOLA continue sendo farol cultural de Ouro Fino.
E que este novo ciclo escreva, com letras firmes e arte vibrante, mais uma bela página na história de nossa cidade.
Ulisses Abreu
26/02/2026

Aconteceu nesta quarta-feira (25) a solenidade de posse da nova diretoria da Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AO...
26/02/2026

Aconteceu nesta quarta-feira (25) a solenidade de posse da nova diretoria da Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AOLA) composta por Ícaro Alba como presidente, por José Carlos de Paula como vice, por Luciano Fuzari como secretário e por Dalila Lasmar como e tesoureira.
Eles foram eleitos em 19 de dezembro de 2025 já haviam sido legalmente empossados em janeiro de 2026. Na festa estiveram presentes diversos convidados membros da Academia e da sociedade civil.
O novo presidente Ícaro Alba explicou como pretende conduzir a Academia Ouro-finense de Letras e Artes no do seu mandato “pretendemos, sobretudo, continuar a velha tradição da AOLA, que é unir as pessoas com talento cultural e artístico para proteger a história de Ouro Fino, tanto dos autores e escritores e artistas, de maneira individual como coletiva.”
Ícaro continua “nosso objetivo é guardar a memória coletiva e que esse patrimônio, tanto literário como artístico, fique sempre em possessão dessa associação que nós criamos há 30 anos atrás e os direitos autorais sempre permaneçam na mão dessas pessoas que fundaram a AOLA.

11/02/2026

Neste carnaval a Academia Ouro-Finense de Letras e Artes (AOLA) exalta as escolas de samba de nossa cidade em sua vitrine cultural, exibindo a história e as Letras do samba enredo das escolas, Unidos do Alto e Unidos da Cata.

"A alegria do Carnaval não tem medida, só tem folia".

A sede da AOLA foi palco, na noite desta última sexta-feira (19/12), da eleição da nova presidência da academia.Consagro...
20/12/2025

A sede da AOLA foi palco, na noite desta última sexta-feira (19/12), da eleição da nova presidência da academia.
Consagrou-se vencedora a chapa "Guimarães Rosa", composta por:
Ícaro Alba - Presidente;
José Carlos de Paula - Vice Presidente;
Luciano Fuzari - secretário;
Dalila Lasmar - tesoureira.

Na noite de quinta feira(18/12) na Câmara municipal de Ouro Fino, nosso confrade Luciano Fuzari recebeu o PRÊMIO TALENTO...
20/12/2025

Na noite de quinta feira
(18/12) na Câmara municipal de Ouro Fino, nosso confrade Luciano Fuzari recebeu o PRÊMIO TALENTO DE OURO LEONILDO FUZARI.

11/11/2025

Ouro Fino marca presença na 1ª FLIPA de Pouso Alegre! 🖋️📖
Nos dias 13 e 14 de novembro, a Feira Literária de Pouso Alegre ganha vida e teremos um representante da AOLA! Edgar, presidente da Academia Ouro-finense de Letras e Artes, e Paulo Henrique Shadow, estão a postos para apresentar o valioso trabalho cultural de Ouro Fino.
Não perca a chance de conhecer novos autores e mergulhar em histórias!
📍Horários: 13/11 (18h-21h) | 14/11 (8h-21h)

ANTÔNIO MACIEL TOMA POSSE COMO ACADÊMICO TITULAR DA AOLANa noite desta sexta-feira, 31 de outubro, em reunião extraordin...
01/11/2025

ANTÔNIO MACIEL TOMA POSSE COMO ACADÊMICO TITULAR DA AOLA

Na noite desta sexta-feira, 31 de outubro, em reunião extraordinária da Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AOLA), tomou posse como novo acadêmico titular da casa o cineasta Antônio Augusto Alves Maciel, passando a ocupar a cadeira de número 29 devido ao falecimento de seu antigo ocupante, o acadêmico Emanuel José de Gusmão, ocorrido em maio de 2024.
Filho de Francisco Carlos Maciel e de Lourdes Maria Alves, Antônio Maciel é formado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo, também já tendo feito curso na área na New York Film Academy, em Nova York, tendo produzido até agora cinco curtas metragens.
O mesmo escolheu como seu padrinho para lhe apresentar durante a cerimônia o acadêmico Claudinei Ícaro Alba, que discursou sobre a história do patrono da cadeira 29, o cineasta Francisco de Almeida Fleming, pioneiro do cinema brasileiro, e de como as trajetórias e dificuldades do patrono e do novo acadêmico tinham semelhanças.
Ao proferir seu discurso de posse Antônio Maciel agradeceu à Academia pela eleição, a seus pais por todo o apoio com a carreira que escolheu e a sua namorada, Sofia Baquedano, companheira de todas as horas e parceira de trabalho.
O presidente da AOLA, acadêmico Edgar Augusto Fonseca, ao fazer uso da palavra, relembrou que a primeira tentativa registrada de que se tem notícia de uma criação de imagens com movimento se deu por Louis Le Prince em outubro de 1888, o que gerou uma cena de cerca de 2 segundos, ressaltando como o pioneirismo e o trabalho de diversas pessoas permitiu fazermos hoje gravações de vídeo com nossos celulares. Reforçou também que fazer parte da AOLA é tanto uma honraria quanto uma responsabilidade em relação ao legado que o novo acadêmico assumia.
Também discursou representando a Prefeitura de Ouro Fino o acadêmico titular e Secretário de Cultura Gabriel Batista Vilela, elogiando o trabalho e a eleição do novo acadêmico e desejando muito sucesso como artista e acadêmico.
Outro fato ressaltado nos discursos é que tanto o patrono da cadeira 29 quanto o último ocupante desta, Maneco de Gusmão, tiveram iniciativas de produção cinematográfica em Ouro Fino, legado este que agora, dentro da AOLA, era herdado pelo acadêmico empossado.
Ao final da cerimônia de posse o novo acadêmico convidou todos os presentes para um coquetel para os presentes na casa da Sra. Corina Maciel.

Enjoy the videos and music you love, upload original content, and share it all with friends, family, and the world on YouTube.

Laerte Aparecido Capassi recebe título de acadêmico honorário da AOLANa noite desta segunda-feira, 29/09/2025, durante a...
30/09/2025

Laerte Aparecido Capassi recebe título de acadêmico honorário da AOLA
Na noite desta segunda-feira, 29/09/2025, durante a reunião ordinária mensal da Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AOLA), foi outorgado ao Sr. Laerte Aparecido Capassi o título de acadêmico honorário da instituição.

Nascido em 08/10/1962, natural de Ouro Fino/MG, filho de Walter Capassi e Maria Aparecida Capassi, Laerte desde criança era apaixonado por desenho e pintura. Já adulto, seguiu a carreira de pintor profissional e artístico, gostando muito de trabalhar com aerografia.

Escultura e modelismo também estão entre suas artes, bem como a fotografia, vindo a fazer curso na área para se aprimorar no ramo. Em entrevista dada sobre a nomeação junto ao programa Espaço Livre da Rádio Difusora de Ouro Fino, veiculada em 26/09/2025, relatou que aprendeu fotografia na época dos filmes fotográficos, onde não havia a edição das fotos com a facilidade dos dias atuais, dependendo a qualidade da foto das condições do ambiente e, acima de tudo, da firmeza e precisão do fotógrafo.

O amor pela arte de Laerte envolve também a música, sendo este ex-aluno dos maestros Raul Barbosa e Dilermando Lauriando, sabendo tocar flauta, flauta transversal, piano e escaleta, um instrumento que mescla sopro com um pequeno teclado. O próprio Laerte pode agraciar o público com seus dotes musicais no último Sarau Multicultural da AOLA, ocorrido em abril deste ano, apresentação esta que motivou o Presidente da AOLA, acadêmico Edgar Augusto Fonseca, a apresentar para apreciação da Academia o pedido de concessão deste título a Laerte.

O monumento do Menino da Porteira, uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas de Ouro Fino, localizada no trevo de entrada da cidade, é também fruto do trabalho de Laerte Capassi, pois a escultura foi criada tomando por base um desenho feito pelo mesmo, selecionado na época em primeiro lugar num concurso cultural realizado pela Prefeitura Municipal para se decidir como seria o design da escultura.

Durante a cerimônia de entrega do título, o Presidente ressaltou a importância do trabalho de Laerte para a cultura e a arte ouro-finense, afirmando que a concessão do título de acadêmico honorário era uma forma pela qual a AOLA reconhecia, parabenizava e incentivava a continuidade de seus trabalhos.

Laerte em seu discurso de agradecimento disse que é muito importante não desistir e sempre buscar seus sonhos, pois através deles podemos construir um mundo melhor, principalmente através da arte e da cultura. Após isso, vários acadêmicos presentes fizeram uso da palavra para elogiar e parabenizar o agraciado, seguindo-se a um singelo coquetel oferecido pelo novo acadêmico honorário.

Texto: Edgar Augusto Fonseca

Foto: Luis Guilherme Burza

Endereço

Centro Cultural
Ouro Fino, MG
37570-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Academia Ouro-finense de Letras e Artes posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar