A História do Rotary Club em Dourados começa em 10 de Novembro de 1952 quando foi feita a instalação provisória, patrocinado pelo Rotary Club de Ponta Porã. A ata redigida e assinado por Weimar Gonçalves Torres, dizia que o representante do Governador do Distrito Companheiro Géris “rejubilou-se com a fundação do Rotary Club de Dourados, terra que desfruta hoje de grande e merecido prestigio e que
muito deve esperar de seus rotarianos”. Dizia que “em nome do governador do Distrito” dava posse aos membros do novo club rotário. Na leitura da ata percebe que o representante do governador deu posse ao presidente Antonio Moraes. O presidente nomeou o diretor de protocolo Nelson Araujo. Em sua fala, Araujo proferiu palavras de estimulo aos presentes, manifestando “esperança de que o convívio do Rotary em muito contribuirá para a aproximação dos homens de nossa terra”. Ele fez expressiva saudação aos convidados e visitantes, especialmente às senhoras, cuja presença “emprestava maior brilho àquela reunião”. Entre as presentes estava a Dona Adiles do Amaral Torres, que acompanhava seu esposo, na época, o falecido Weimar Torres. João Freire, representava o Rotary Club de Ponta Porã, padrinho, falando dos motivos da criação do Rotary Club pelo advogado Paul Harris e seus objetivos, “especialmente pelo que representa no estreitamento da verdadeira amizade entre os homens e estimulo do espírito de companherismo”. Falando em nome da esposas presentes, Hilda Bergo Duarte, esposa do médico Antonio Alves Duarte, prometeu “os incentivos para que seus esposos participem ativamente da reuniões do club para que realizem suas elevadas funções”. No dia 17 de Dezembro de 1952 quando o Rotary Club de Dourados foi reconhecido, os rotarianos haviam se reunidos cinco vezes, praticando o companherismo em Dourados.