25/05/2026
No passado dia 23 de Maio de 2026, em Luanda, a Fundação Kissama participou na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento teve como principal objectivo promover a reflexão e o alinhamento das acções governamentais com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo igualmente proporcionado a realização do 4.º Encontro dos Ex-Estudantes Bolseiros Angolanos em Portugal.
Durante a conferência, foram desenvolvidos dois painéis temáticos, nomeadamente o painel sobre Ambiente e Desenvolvimento e o painel dedicado à Dimensão Social. Ambos proporcionaram importantes momentos de debate e reflexão em torno de questões estratégicas ligadas ao desenvolvimento sustentável em Angola.
Na ocasião, Vladimir Russo, em representação da Fundação Kissama, apresentou o tema “A Importância das Áreas de Conservação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável”. A apresentação destacou o papel estratégico das áreas de conservação na preservação dos serviços ecossistémicos, na promoção do turismo sustentável, na valorização da biodiversidade e na mitigação dos conflitos entre as comunidades e a vida selvagem.
O evento constituiu, igualmente, uma oportunidade valiosa para o fortalecimento de parcerias institucionais, partilha de experiências e a identificação de estratégias conjuntas voltadas para a implementação efectiva dos ODS em Angola.
A conferência contou com a participação de entidades governamentais, ONGs e associações.