30/05/2026
𝗜.º 𝗦𝗜𝗠𝗣𝗢́𝗦𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗦𝗔𝗨́𝗗𝗘 𝗗𝗢 𝗜𝗦𝗣𝗖 𝗠𝗔𝗥𝗖𝗔 𝗛𝗜𝗦𝗧𝗢́𝗥𝗜𝗔 𝗔𝗖𝗔𝗗𝗘́𝗠𝗜𝗖𝗔 𝗗𝗔 𝗜𝗡𝗦𝗧𝗜𝗧𝗨𝗜𝗖̧𝗔̃𝗢
O Instituto Superior Politécnico do Cuito acolheu hoje, sexta-feira, 29 de Maio, no Auditório Principal, o I.º Simpósio de Saúde do ISPC 2026, sob o lema: “Desafios da Saúde Pública no Bié”, com o objectivo de promover a partilha de conhecimentos sobre temáticas actuais e relevantes no domínio da saúde.
Na mensagem de boas-vindas, o Presidente do ISPC, Professor Doutor Fernando Chitumba, agradeceu a presença da Vice-Governadora Provincial do Bié para o Sector Político, Social e Económico, Alcida de Jesus Camateli Sandumbo, bem como das demais individualidades, desejando aos participantes um óptimo simpósio repleto de aprendizagem, partilha de conhecimento e debates produtivos.
Por sua vez, a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Alcida Sandumbo, em representação da Governadora Provincial do Bié, Dra. Celeste Elavoco David Adolfo, no discurso de abertura do Primeiro Simpósio de Saúde do ISPC, encorajou os estudantes e investigadores a apostarem na investigação científica, na inovação e no compromisso ético com a saúde pública, afirmando que o futuro do sistema sanitário depende, em grande medida, da preparação técnica, humana e científica das novas gerações.
O simpósio contou com a presença de especialistas, docentes, estudantes de diferentes instituições de ensino superior e profissionais do sector da saúde.
No final do encontro, prelectores e participantes receberam certificados de reconhecimento pela participação exitosa no evento, que passa a marcar a história académica e científica do ISPC como o primeiro simpósio de saúde realizado pela instituição.
ISPC: Formação com Rigor, Inova e Excelência